Durval Discos (2002)

Durval (Ary França) é dono de uma pequena loja de discos de vinil que fica na parte térrea da casa onde vive com sua mãe, Carmita (Etty Fraser), no bairro de Pinheiros em São Paulo.
Para ajudar sua progenitora, que está ficando muito velha para cuidar da casa sozinha, Durval contrata Célia (Letícia Sabatella), uma nova empregada que desaparece logo no segundo dia de trabalho, deixando no local a pequena Kiki (Isabela Guasco), uma menina que transformará a vida da família, que rapidamente se apega a ela.
No entanto, tudo muda quando eles descobrem pelo noticiário que Kiki é uma menina sequestrada por "Célia", que foi morta em uma operação policial que prendeu o restante da quadrilha que estava por trás do crime.
Assim, o que se sucede é uma comédia de erros, onde Durval tem que lidar com a obsessão de sua mãe pela Kiki. E, de certa forma, também por um processo de amadurecimento tardio.
De início, Durval parece ter ciúmes de Kiki, pois esta se torna o centro da casa e destinatária de todos os mimos de sua mãe. Mas com o tempo, ele se torna mais responsável e percebe que quem está sendo nociva com a menina é a matriarca.
A casa é uma espécie de bolha onde ele mantem uma relação umbilical com a mãe, o que o dificulta até a contrapô-la. E a loja está contida dentro do imóvel é uma expressão disso. Assim, trabalhar vendendo discos permite que Durval continue vivendo como um adolescente.
O interessante é que, a essa altura, na virada do século, os discos de vinil já tinham deixado o mercado e virado artigo de sebos, ainda longe de terem virado artigos de culto e colecionismo como são hoje. O filme mostra os encantos de uma loja que estava fadada a acabar e que estava resistente a sair do passado.
Além disso, há um aspecto fabulesco na construção da história. Temos uma Cinderela, cavalo-branco, carruagem e uma bruxa má que aparece quando tudo vira abóbora, até que no final, o castelo começa a desmoronar.
"Durval Discos" é o primeiro longa-metragem de Anna Muylaert (Que Horas Ela Volta?), que volta aos cinemas 20 anos após o seu lançamento comercial original em 2002, agora em uma versão remasterizada em 4k, graças ao projeto Sessão Vitrine Petrobras.
"Durval Discos" reestreia dia quinta-feria, 23 de novembro nos cinemas.
Título: Durval Discos. Ano: 2002 Direção: Anna Muylaert. Roteiro: Anna Muylaert. Elenco: Ary França, Etty Fraser, Isabela Guasco, Marisa Orth, Letícia Sabatella, Rita Lee, André Abujamra e Regina Remencius.